Dicas

Cuidados na gravidez

A gravidez representa um período de intensas modificações para a mulher, fazendo com que o corpo da gestante sofra alterações na sua forma e estrutura, além de manifestações na pele.

Uma consulta ao dermatologista no início da gravidez pode ajudar a organizar a rotina de cuidados e orientar quanto à prevenção das temidas estrias e manchas. Deve-se evitar a aquisição de produtos cosméticos para uso durante a gravidez sem a orientação médica, pois muitos destes produtos são contraindicados ou não possuem estudos quanto ao uso seguro na gestação.

Com relação às estrias, o mais importante é a prevenção. Hidratar diariamente a pele com produtos indicados para esse período (hidratantes suaves ou óleos – amêndoa, semente de uva). Muito importante é evitar o ganho de peso em excesso. As estrias geralmente surgem a partir do último trimestre da gestação, mas devem ser prevenidas desde o início da gravidez. Mas como a genética também conta, portanto, uma vez que elas apareçam, existem tratamentos pós-gravidez que ajudam a melhorar o quadro e trazem bastante satisfação à paciente.

Os filtros solares podem e devem ser utilizados, pois são de grande auxílio na prevenção de manchas, comuns na gravidez. Nesta fase, há um aumento do MSH, o hormônio estimulador de melanócitos. Em outras palavras, a pele está mais susceptível às manchas. Então, vale a pena um cuidado maior nesses meses.

Procedimentos cosméticos (toxina botulínica, preenchimentos, lasers) devem ser evitados, por não possuírem comprovação dos efeitos na criança em desenvolvimento. E quanto ao uso de química nos cabelos durante a gravidez, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomendam.